Cuidado com essas 8 drogas de carnaval

O álcool é somente mais uma das drogas utilizadas pelos foliões como uma forma de potencializar a sensação de diversão. Porém, saiba que o consumo de diversas substâncias aumenta consideravelmente durante esse período de festas, conhecidas como as drogas de carnaval.
Por isso, é importante ficar atento quanto à disponibilidade das drogas de carnaval e evitar prejuízos a longo prazo na vida de quem amamos.
Quer saber mais? Não deixe de ler!
Drogas de carnaval: o papel de pais e amigos
Dados da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Polícia Federal) demonstram que em 2008 a apreensão de LSD aumentou em 30 vezes, em relação ao ano anterior. Ou seja, o uso de drogas de carnaval tem crescido.
Além disso, segundo a mesma publicação, em 2006, o Brasil recebeu o "título" de maior consumidor de anfetaminas, conforme relatório realizado pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Nações Unidas).
Porém, para quem acredita que estes dados não representam a situação atual do Brasil, é válido considerar ainda o aumento superior a 40% de pessoas conduzidas às delegacias no ano de 2016, principalmente em função do tráfico de drogas.
Dessa forma, a realidade retrata a importância da presença de amigos e familiares na conscientização e nos cuidados em relação ao uso de drogas de carnaval.
Veja algumas das substâncias mais comuns e garanta maior mobilização contra às drogas de Carnaval.
Álcool
É a principal droga utilizada no Carnaval e pode levar à arritmias cardíacas (principalmente a fibrilação atrial). Além disso, o álcool é também a segunda principal droga responsável por mortes relacionadas ao uso de substâncias (perdendo apenas para o tabaco).
Buzina
É vendida livremente em lojas como artigo de barulho e, ao serem inalados, os gases butano e propano produzem alucinações semelhantes ao lança-perfume e o loló. Então, entre seus efeitos, podem causar paradas respiratórias e levar à morte.
Ecstasy
Também chamado MDMA, bala, pastilha, Helena ou Stacy, o 3-4 metilenodioximetanfetamina é uma substância psicotrópica estimulante sintética, comercializado na forma de comprimido ou cápsula.
Dessa forma, o ecstasy é uma das drogas de carnaval que eleva as sensações de prazer e causa superestimulação (por 4 a 8 horas). Então, efeitos negativos, como tristeza e depressão, são observados em cerca de 24 horas (os chamados "black mondays").
Lança-perfume
O lança-perfume é o entorpecente mais comercializado entre as drogas de carnaval. Assim, ao ser aspirado pela boca, libera adrenalina no organismo que causa aceleração cardíaca, desinibição, perturbações auditivas e visuais.
No entanto, como tem efeito rápido, a aspiração repetida eleva os prejuízos neurológicos e cardiovasculares, podendo levar à parada respiratória e morte.
LSD
Também denominado ácido ou doce, o LSD é obtido a partir do ácido lisérgico e produzido na forma de cristais que são convertidos em líquido, papel (a forma mais comum), cápsulas ou quadrados de gelatina.
Então, seus efeitos (as "viagens") podem durar até 12 horas e envolvem distorção de padrão de imagens, visualização de cores mais intensamente e alucinações.
Crystal
É um estimulante que possui outras denominações, como meth, metanfetamina, MD (que não é o MDMA do ecstasy), Tina, entre outros.
Assim, é uma das drogas de carnaval vendida em forma de cristais brancos, incolores, ou açúcar, a droga pode ser fumada, cheirada ou injetada.
Dessa forma, seu uso eleva a energia (e, por isto, é usado em festas e para aumentar o desempenho sexual), a confiança, a impulsividade, reduz a fome, eleva a temperatura corporal e pode causar ataques cardíacos, derrames, coma e até a morte.
GHB
O ácido hidroxibutirato é vendido na forma líquida e comumente associado ao álcool. Porém, seus efeitos podem durar até cinco horas e envolvem sensações de euforia, sedação, reduz a inibição e pode levar à perda de visão periférica, inconsciência, perda de memória e amnésia.
Special K
Essa substância é também conhecida como cetamina ou quetamina. Então, é uma droga de carnaval de uso recreativo e produz sensações de entorpecimento, dormência, vertigem, efeito hipnótico (com movimentos robóticos), aumento da sociabilidade e das sensações eróticas.
Assim, ela aumenta a agressividade, prejudica a memória a curto prazo e pode levar à parada cardíaca.
Diversas drogas de carnaval são comercializadas livremente. Por isso, atente-se sobre o uso dessas substâncias e minimize as chances de recaídas e prejuízos para seus entes queridos.
Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhá-las nas redes sociais?
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!
Pra conversar com um especialista clique aqui!
As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso Facebook, Twitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.