(11) 97522-6386

O que é ecstasy e quais danos ele causa ao dependente?

O que é ecstasy e quais danos ele causa ao dependente?

O mercado das drogas é rápido! Assim, a cada novo ano é possível encontrar novas opções, com poderes e propriedades bem diferentes. Por isso, saber o que é ecstasy é difícil para muitos.

Embora não seja tão recente, já que foi criado em 1914, o ecstasy tem um grande número de usuários e dependentes e é também conhecida como a "droga do amor". No entanto, ela causa dependência e pode ter efeitos severos à saúde.

Então, continue conosco para entender melhor o que é ecstasy e como as pessoas se sentem ao consumi-la!

O que é ecstasy?

o que é ecstasy

O ecstasy é uma droga sintética, tendo como princípio ativo uma substância conhecida como metilenodioximetanfetamina. Como é fabricado em laboratório, a composição desses ativos acontece em capsulas de comprimidos ou em pó, tendo efeito alucinógeno em muitas vezes.

Quais sensações o ecstasy desperta?

Esta droga atua diretamente no cérebro, liberando duas substâncias: a dopamina e a serotonina. A dopamina, então, é a responsável por dopar o usuário, interferindo nas dores e dando uma sensação de alívio, enquanto a serotonina, por sua vez, libera a sensação de amor.

Assim, com a combinação das duas substâncias, a pessoa sob o efeito da droga se sente eufórica, muito confiante e mais sociável. Tudo isso combinado a um crescente interesse sexual e um grande estado de alerta. Outros efeitos também podem acontecer, como ansiedade, paranoias e aumento do batimento cardíaco.

Além disso, quando o consumo acontece em excesso (algo em torno de 3 comprimidos), também pode ter sintomas mais graves Entre eles, estão alucinações, psicose, dores musculares, secura na boca e até perda temporária da visão.

Quais danos essa droga causa ao organismo?

o que é ecstasy

Embora a dependência não seja cientificamente comprovada, muitas pessoas fazem uso regular do ecstasy, trazendo ainda mais danos ao organismo. Em casos de uso constante, a pessoa pode sofrer com morte de células cerebrais, fata de memória, síndrome do pânico e depressão.

Além disso, o excesso de serotonina no organismo pode causar lesões irreversíveis, tendo seu funcionamento permanentemente comprometido. Nesse caso, a função só é recuperada quando o neurônio compensa a função desempenhada pelas fendas sinápticas.

Assim, o organismo também pode lesionar o fígado, já que o órgão fica mais mole e aumenta de tamanho. Com grande dificuldade para metabolizar tudo, ele fica sobrecarregado e pode até sofrer com uma hepatite. Além disso, a aceleração dos batimentos também pode causar a ruptura de alguns vasos, danificando o funcionamento ideal do corpo.

É possível ter overdose?

Embora muitas pessoas considerem isso difícil, é relativamente fácil ter uma overdose com o consumo de ecstasy. Como a reação depende muito de pessoa para pessoa, um único comprimido pode ser o responsável por causar a overdose.

Então, os efeitos comuns nesse momento são: dores de cabeça muito fortes, dificuldades na hora de falar, febre alta, vômitos e, em casos mais graves, até morte.

Sabendo com mais detalhes o que é ecstasy e quais são os sintomas comuns entre os usuários, ficou bem mais fácil diagnosticar quando alguém faz o uso dessa droga, não é? Não deixe de monitorar os sintomas e as reações para perceber se o seu filho ou outro parente se envolveu com ele.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.