(11) 97522-6386

Álcool: do uso recreativo à dependência alcoólica

Álcool: do uso recreativo à dependência alcoólica

A frase mais usada por quem bebe ou faz uso de qualquer droga é “eu paro quando eu quiser”. Na verdade, o que essa pessoa quer dizer é “eu nunca serei dependente”. Como se ela tivesse total controle sobre si mesma. Entretanto, o abuso pode, sim, levar à dependência alcoólica.

Será que é mesmo possível beber apenas por diversão?

Entenda a diferença

Antes de discutir a existência do uso recreativo, primeiro vamos esclarecer a definição de uso e qual é a diferença entre quem faz uso de uma droga e quem é dependente.

O uso é o estágio em que a pessoa consegue administrar as quantidades e a frequência de droga ingerida.

Já o abuso é o momento em que a pessoa tem um padrão de uso, ou seja, ela está acostumada a usar com mais frequência. A droga começa a fazer parte da sua vida e aumentam, assim, as consequências, podendo resultar em dano físico ou mental e até mesmo atrapalhar a vida social da pessoa.

O indivíduo se torna dependente quando não consegue mais controlar o uso da droga: o uso vira uma compulsão. Há uma necessidade real do uso quando a pessoa sente que sua vida depende da substância, já que ela é indispensável para seu funcionamento psicológico.

Tome cuidado com esse tal uso recreativo

As pessoas que bebem apenas em festas ou com amigos também estão correndo perigo, pois o álcool vicia, mesmo sendo uma droga legal.

Felizmente, o uso recreativo do álcool não leva necessariamente à dependência, porque a dependência alcoólica resulta de muitos outros fatores genéticos e psicológicos. Mas todo usuário sofre consequências do uso, e são poucos os que não usam o álcool para mascarar algum problema.

Muitas pessoas podem estar fazendo o uso moderado de álcool para esconder uma depressão, por exemplo. Então, o uso recreativo pode ser, sim, um sinal de que o indivíduo não esteja bem.

Resumindo: o uso recreativo do álcool existe e é possível, mas ele apresenta riscos e pode levar à dependência alcoólica de acordo com o indivíduo.

Perceba facilmente os sinais de dependência alcoólica

É impossível saber exatamente o limite entre o uso de álcool e a dependência alcoólica, mas é bom ficar de olho em alguns sinais, que são essenciais na hora de reconhecer que o indivíduo está sofrendo com a dependência.

A dependência alcoólica pode estar acontecendo quando as pessoas próximas ao indivíduo estão preocupadas com a quantidade de álcool que a pessoa está ingerindo. Sabe quando a pessoa está bebendo mais do que deveria, mas ela não aceita ser criticada? Pois bem, é um sinal.

Outro sinal é quando a pessoa está tão acostumada a beber em grandes quantidades que nem consegue mais ficar embriagada, ou quando chega a perder a percepção do quanto já bebeu.

Em quadros de dependência, o álcool começa a trazer problemas à vida do indivíduo, atrapalhando seu trabalho e sua relação com familiares e amigos, podendo até causar acidentes. Essa situação geralmente vem acompanhada de um sentimento enorme de culpa e tristeza.

Ajude o mais rápido possível

Trazer de volta uma vida tranquila ao dependente alcoólico e controlar seu vício não é uma tarefa nada fácil. Mas, felizmente, é possível!

Primeiro, você precisa entender que não é fácil para um dependente se encontrar nessa situação, porque a sociedade costuma marginalizar e julgar quem sofre de dependência alcoólica. Muitas pessoas acham que o dependente não consegue controlar seu vício porque é fraco, o que não é verdade.

Dependência alcoólica é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e precisa ser tratada ao longo de toda a vida. Só assim o indivíduo conseguirá conviver com a doença e controlá-la.

Essa doença comove toda a família do indivíduo, que também precisa de apoio e orientação, afinal, todos querem ter essa pessoa de volta.

Caso você conheça alguém que esteja passando por essa situação, saiba que a Viver sem Drogas oferece serviços a pessoas dependentes e seus familiares (codependentes), como grupos de ajuda e encaminhamento para clínicas especializadas.

As informações do post foram úteis para você? Aproveite para aprender mais sobre dependência alcoólica e saiba como lidar com a situação.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.