O Brasil é um dos maiores consumidores de droga no mundo. A conhecida cracolândia, em São Paulo, é um local que infelizmente traduz essa realidade que o país vive. Para se ter uma ideia, segundo a Confederação Nacional de Municípios, 96% das cidades brasileiras têm problemas relacionados ao uso de crack. Por isso, o tratamento para dependentes de crack precisa receber a importância que merece.
Se você tem um problema em sua família que envolve o consumo de crack, continue acompanhando este artigo. A seguir, você vai entender melhor os sintomas de um dependente dessa droga, conhecer a importância do apoio familiar tratamento, saber como funciona essa desintoxicação e os passos para o controle da dependência.
Os sintomas apresentados por um dependente de crack
O primeiro passo para ajudar no tratamento de um usuário é diagnosticar seu vício. Nesse momento, a família e os amigos próximos são essenciais para perceber os sinais e começar a tomar uma atitude. Abaixo, você confere alguns desses sintomas:
- mudança nas amizades;
- evitar a família e o convívio com as pessoas queridas;
- dificuldade em controlar o próprio dinheiro;
- sinais de depressão e impaciência;
- episódios de agressividade sem causa aparente;
- negligências com compromissos, como faltar às aulas ou ao trabalho.
A importância da família no diagnóstico e no tratamento
A família e as pessoas próximas ao dependente de crack têm um papel muito importante, que vai desde o diagnóstico e se estende por toda a vida. É importante lembrar, primeiramente, que a dependência química não é algo que se cura, mas é um tratamento para o resto da vida. O sucesso dele é devido à vontade da própria pessoa em se curar e do apoio que ela recebe da sociedade.
É a família que vai observar os sintomas — que muitas vezes não são detectados pelos próprios usuários, pois não querem encarar sua realidade. Pais, mães, irmãos, amigos e outros familiares têm o papel de abordar sutilmente e de ter a paciência necessária para esperar que o dependente tenha vontade de se curar. Por outro lado, precisam ter pulso firme, também, na hora de decidir que o indivíduo precisa de uma internação involuntária.
Durante o tratamento, também é importante que a família esteja bem estruturada emocionalmente para dar suporte, já que são comuns os episódios de recaída, baixa autoestima e aquela sensação de que não conseguirá. Com o crack, que é uma droga altamente viciante e perigosa para a saúde, é preciso ter muito cuidado e se dedicar para ajudar a dar forças quando for preciso.
Os malefícios do crack para a saúde
Em linhas gerais, a composição do crack é: pasta de coca, bicarbonato de sódio e água. Mas também é preciso contar as misturas que podem ser feitas, que podem levar gasolina, amônia, água de bateria e querosene. Ou seja, o consumo dessa droga é mortal e altamente viciante, já que os usuários emendam uma pedra na outra em casos de vícios extremos.
O consumo de toda essa matéria pode causar danos graves no corpo todo, que vão desde lesões cerebrais e psicológicas irreversíveis, até doenças no coração, nas vias respiratórias, na circulação, pulmões e no aparelho digestivo. A pessoa emagrece, não come e chega a um estado onde só usa a droga. Por isso, o quanto antes agir na luta contra o crack, mais chances de salvar a vida desse dependente.
Como funciona o tratamento para dependentes de crack
O tratamento é um longo caminho que dura a vida toda. Um dependente químico tem que viver sempre em alerta e se manter longe de tudo o que pode levá-lo a uma recaída. O tratamento inicial, porém, tem algumas etapas.
Diagnóstico médico
Normalmente, o tratamento começa quando algum profissional da saúde faz o diagnóstico de uso de drogas. O dependente, por sua vez, precisa ter vontade para sair do vício, já que não é uma etapa fácil de ser vencida.
Tendo o diagnóstico de um profissional, é hora de procurar uma clínica profissional e de confiança para saber detalhes sobre a internação e como funciona o processo de tratamento para aquele caso específico. É muito importante procurar um estabelecimento idôneo e que tenha uma equipe multidisciplinar capaz de atender as necessidades do paciente.
Desintoxicação e exames
Normalmente, são feitos exames para entender como está a saúde do dependente e se ele precisa de algum tratamento de saúde em paralelo ao processo de desintoxicação, que acontece já na clínica de recuperação. Nesse processo de livrar o corpo da droga, são usados remédios para aliviar as crises de abstinência, que podem ser mais fortes no início.
Como o crack é uma droga que age muito rápido, os dependentes já são levados para a clínica, normalmente, em estágios avançados do vício, o que pede mais atenção no processo de desintoxicação e o torna indispensável.
Tratamento de recuperação
Com uma equipe de psicólogos, médicos de diferentes especialidades e outros profissionais, o processo de recuperação vai depender de alguns fatores, que sempre envolvem a vontade e a resposta do paciente. É importante, durante esse período, que o dependente participe de grupos com pessoas que têm história de sucesso semelhante para se inspirar a seguir o mesmo caminho.
É importante viver um dia após o outro, conquistar cada vitória e ter paciência para passar pelas crises de abstinência e possíveis recaídas, que podem aparecer a qualquer momento.
Saída da clínica e início de uma nova vida
Quando os profissionais decidem que o dependente está pronto para voltar à vida em sociedade, ele é liberado. Nesse momento, começa uma nova vida: é hora de adquirir hábitos saudáveis, estabelecer uma rotina de trabalho, de prática de exercícios e de viver rodeado de pessoas que apoiam essa fase de libertação.
O tratamento para dependentes de crack é uma luta eterna, mas que pode ter seus pontos mais críticos amparado por profissionais e clínicas especializadas, que têm toda a estrutura para lidar com todas as fases desse processo. Por isso, é importante pesquisar bem e escolher um local onde o dependente será amparado em todos os aspectos.
O Viver sem Drogas pode ajudar seu familiar com toda a estrutura que ele precisa e merece. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!
Pra conversar com um especialista clique aqui!
As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso Facebook, Twitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.