Como tratar um dependente químico e aprender a tomar decisões

Diante dos problemas que temos em casa, nem sempre é possível saber como tratar um dependente químico — principalmente tomar as melhores decisões. Por isso, um momento decisivo pode te deixar ansiosa, paralisando suas ações e postergando o momento certo para a tomada de decisão.
Quem lida com o desafio de cuidar e conviver com um dependente químico precisa de forças para tomar as decisões corretas, beneficiando o próprio dependente e a família. Vamos refletir juntos?
1. Reflita, pesquise e busque por ajuda profissional
Toda decisão tem uma ou mais consequências em nossas vidas. Por esse motivo, é importante que você reflita bastante sobre a decisão que deseja tomar em como tratar um dependente químico. Dessa forma, avalie, por exemplo, se já houve recaída.
Então, aproveite esse momento de reflexão para pesquisar o impacto dessa mesma decisão nas vidas de outras pessoas, vendo como elas superaram as situações em que viviam. Por isso, caso você ainda não se sinta seguro para ir em frente, busque por ajuda profissional.
2. Como tratar um dependente químico requer que você pense em você
Como tratar um dependente químico diz respeito à própria percepção e experiência de vida. Isto porque ela é única em cada pessoa.
Então, o que pode ser bom para alguém, talvez não seja para você. Por isso, filtre as opiniões dos outros sobre os seus problemas, pois por mais que queiram te ajudar, somente você sabe o que está sentindo e vivenciando.
3. Culpe-se menos pelos deslizes do passado
Você é humana. Humanos cometem deslizes, erros e enganos — isso é absolutamente normal.
Então, quando estiver em seu processo de tomada de decisão, pare de se culpar por tudo o que aconteceu — ou o que você acha que aconteceu — no passado.
Por isso, saiba que o presente existe para que possamos corrigir o caminho de nossas vidas no futuro. Então, do passado, tire lições e guarde boas recordações.
4. Como tratar um dependente químico requer que você seja realista
Na hora de tomar uma decisão, seja realista e encare os fatos com os dois pés no chão. Isso fará com que você diminua as chances de se frustrar depois.
Então, continue sendo uma pessoa otimista, porém sempre considere sua experiência de vida e evite criar expectativas que sejam grandes demais.
Além disso, considere diversas possibilidades para a sua decisão, levando em conta tudo o que deu certo ou errado anteriormente. Dessa forma, quando for tomar a decisão, deixe de lado suas emoções e intuições, dando vez e espaço para sua razão. Assim, você se prende à realidade e evita decepções.
5. Como tratar um dependente químico: dê tempo ao tempo
Jamais tome decisões de como tratar um dependente químico apenas por pressão. Em vez disso, dê-se algum tempo para refletir sobre suas decisões, como por exemplo alguns dias.
Então, aproveite os momentos antes de dormir para pensar em suas decisões e reavalie todas as questões envolvidas com essa decisão. Com o passar dos dias, a análise da situação que você vive torna-se cada vez mais profunda e clara em sua mente.
6. Considere todos os fatores de risco
Riscos — eles existem em qualquer decisão. Por isso, caso esteja em dúvida sobre qual decisão tomar, sobre como tratar um dependente químico, pare e faça uma lista com todos os prós e contras que envolvem a situação.
Neste caso, pense calmamente em todos os pontos que podem representar falhas e nos impactos dos benefícios de cada escolha. Diante dessa lista, se permanecer em dúvida, chame alguém de sua confiança para avaliar com você.
Com esta pessoa, discuta sobre como vocês enxergam a situação, os prós e os contras. Desse modo, trabalhem em conjunto para chegar a uma decisão que seja bem pensada e balanceada diante do que foi levantado.
E então, gostou das dicas? Tome uma decisão estando consciente e com a mente tranquila. Por isso, se precisar conversar com um terapeuta, entre no site que esta no rodapé!
Curta nossa página do Facebook clicando aqui e tenha acesso a outras dicas e informações.
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!
Pra conversar com um especialista clique aqui!
As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso Facebook, Twitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.