Clínica de tratamento para drogados: como funciona e quando procurar?

O assunto não é fácil, mas é fundamental para quem tem familiares e amigos dependentes químicos — falar sobre clínica de tratamento para drogados como uma alternativa é preciso quando o problema está próximo.
Por isso, acompanhe, neste post, o que são as clínicas de reabilitação, quais são as principais vantagens e como elas costumam funcionar. Confira!
No que consiste uma clínica de tratamento para drogados?
Basicamente, é uma instituição focada na reabilitação de pessoas que têm dependência de algum tipo de droga, ou de mais de um.
O usuário de drogas é reconhecido nas clínicas de tratamento como um doente crônico que deve ser cuidado. Além da saúde física, a mental também é acompanhada para receber os devidos tratamentos.
Ademais, é comum que a clínica de tratamento para drogados seja específica para homens, mulheres ou adolescentes.
As clínicas contam com uma equipe multidisciplinar, com um sistema de regras bem estruturado e acompanhamento frequente de profissionais.
Quais são as principais vantagens de uma clínica de tratamento para drogados?
Por ser uma situação delicada que afeta a família, a convivência com amigos e a saúde de quem é dependente, é muito importante contar com ajuda profissional para enfrentar os desafios de uma reabilitação.
As clínicas são formadas por profissionais competentes para conduzirem essa jornada com segurança e todos os cuidados necessários.
Veja, abaixo, as principais vantagens de contar com elas para tratar dependentes químicos de forma correta e eficiente.
Auxílio especializado
Como já foi citado neste post, a pessoa dependente de drogas está doente e sofre com efeitos psíquicos e comportamentais. Por isso, é essencial contar com o auxílio de uma equipe especializada e de acordo com a necessidade do paciente para conduzir o tratamento.
Apoio em tempo integral
Crises de abstinência, efeitos colaterais físicos — como arritmia e falta de ar — e transtornos comportamentais não avisam quando acontecerão e demandam cuidado a todo o momento.
Em clínicas de tratamento, quem é internado é supervisionado e assistido constantemente para que receba apoio com prontidão em situações de risco.
Utilização de medicamentos
A dosagem indicada e controlada de medicamentos também faz parte da rotina de lugares para a reabilitação de dependentes químicos.
Por contar com uma equipe formada por diferentes especialidades e áreas da saúde, a medicação utilizada é constantemente avaliada e adequada de acordo com as necessidades de cada paciente e as orientações médicas.
Emprego de técnicas adequadas
Por lidar frequentemente com os efeitos de drogas, quem trabalha em clínicas para reabilitar dependentes conhece técnicas e metodologias importantes para conter situações promovidas pelo vício.
Cenas de descontrole, alteração de humor e efeitos físicos precisam ser atendidas por quem entende e é treinado para isso.
Como é o funcionamento de uma clínica de tratamento para drogados?
Para que o usuário de drogas seja internado, existem dois caminhos. O primeiro deles é quando a pessoa reconhece que está doente, demonstra que precisa de ajuda e é internada. O segundo é quando ela não percebe que está em situação decadente, e a internação é feita involuntariamente, solicitada por um familiar.
Durante o tratamento, as clínicas de reabilitação costumam oferecer uma combinação de psicoterapia, medicamento e internação para tratar a dependência. Porém, não é necessário que todos os pacientes passem pelas mesmas etapas.
É fundamental buscar auxílio da clínica de tratamento para drogados logo que a situação for identificada. Dessa forma, os impactos da droga podem ser amenizados, assim como as consequências no corpo e na mente de quem consome.
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!
Pra conversar com um especialista clique aqui!
As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso Facebook, Twitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.