(11) 97522-6386

Os perigos do uso de drogas na adolescência

Os perigos do uso de drogas na adolescência

O uso de drogas na adolescência é uma realidade preocupante no Brasil e no mundo.

Segundo uma matéria do Jornal O Globo, o número de jovens que já consumiu bebidas alcoólicas ou já teve algum contato com uma droga ilícita aumentou consideravelmente. Os dados foram coletados em 2016. No entanto, essa triste realidade é visível em nosso cotidiano, especialmente nos grandes centros urbanos.

Se você tem algum caso na família ou suspeita de mudanças de hábitos de alguém próximo, é preciso estar atento. Neste post, separamos algumas informações úteis para saber identificar os casos e buscar o tratamento ideal. Continue a leitura abaixo!

Quais são os riscos para a saúde do adolescente?

Qualquer tipo de droga, lícita ou não, oferece riscos em diferentes escalas à saúde do usuário. As consequências variam de acordo com os efeitos de cada droga, mas a dependência química é associada a qualquer uma delas.

Essa doença não tem cura, porém, há tratamentos muito eficazes, capazes de diminuir e parar o consumo. Os riscos são sempre progressivos e muitas vezes fatais.

Quais são as drogas mais consumidas por adolescentes no Brasil?

O fácil acesso somado à falta de políticas públicas, faz das drogas uma porta de entrada para uma triste realidade entre os jovens. Os tipos de entorpecentes são muitos e alguns podem estar dentro de casa, sem você saber. Confira, a seguir, as mais consumidas!

Maconha

A maconha é conhecida mundialmente. Seus efeitos são psicoativos e psicodélicos. Por ser considerada mais leve, os usuários costumam usar com frequência e, com isso, os riscos de se tornarem dependentes crescem também.

Os sintomas mais fáceis de perceber o uso dessa droga são euforia, relaxamento, aumento de apetite, falta de atenção e olhos avermelhados. Infelizmente, a droga é muito procurada pelos jovens.

Cocaína

O uso das drogas na adolescência é alarmante. No entanto, há alguns tipos de entorpecentes que são mais preocupantes para os jovens, que é o caso da cocaína. Seus efeitos são fortes e os riscos à saúde são altíssimos.

A droga pode ser oferecida na intenção de buscar uma falsa diversão e boas sensações. No entanto, as consequências são outras! O uso constante pode causar depressão e até ocasionar a morte. Os sintomas são de euforia e paranoia.

Crack

Essa droga atinge uma parcela da população jovem e seus efeitos são devastadores. A matéria prima principal é a cocaína, misturada a outras substâncias. Seu preço é mais acessível e seus riscos são altíssimos!

O risco de se tornar um dependente se dá a partir do primeiro contato com a droga. Dificilmente, o paciente consegue se livrar do vício sozinho, por isso é preciso a ajuda de familiares e tratamentos específicos. O uso constante pode levar à morte em poucos anos.

LSD

Popularmente conhecido como "ácido", essa droga sintética é muito procurada por adolescentes em festas. Seus efeitos são longos e o usuário tem a sensação de relaxamento e felicidade.

A substância é consumida por meio de gotas ou pedaços de papel colocado embaixo da língua. Ela age diretamente no cérebro e na visão, e os riscos de doses mais altas podem ocasionar problemas de saúde irreversíveis.

Ecstasy

O uso de drogas na adolescência é motivado pela falsa sensação de bem-estar e felicidade que alguns entorpecentes oferecem. O Ecstasy é um deles.

Essa droga sintética é consumida por meio de comprimidos e é conhecida como a droga do amor. Recebeu esse apelido devido ao aumento da sensibilidade do corpo. O risco de doses maiores pode causar uma overdose. Os sintomas são euforia, hiperatividade e muita sede.

Solventes e inalantes

Esses produtos, muitas vezes, estão dentro de casa ou nas prateleiras de lojas. São tintas, removedores de esmalte, colas, entre outros, que são inalados e provocam reações rápidas, porém, muito perigosas.

As consequências podem ser desmaios pequenos até problemas cardíacos. Assim como outras drogas na adolescência, há riscos de dependência química e existem tratamentos para o paciente.

O álcool e cigarro podem ser a porta de entrada para outras drogas na adolescência?

As drogas lícitas são tão preocupantes quanto as citadas acima. O consumo delas por parte dos jovens é notória. Muitos adolescentes são motivados a usá-las por uma questão social, para se enquadrar em grupos específicos de amigos.

No entanto, essa situação pode se agravar e tornar a pessoa uma dependente. O alcoolismo é grave e afeta não somente a saúde do jovem, mas mexe com os sentimentos dos entes queridos. O tabagismo, por sua vez, causa dependência e morte.

Como o uso de drogas pode começar na adolescência?

Os grupos de amigos são a principal porta de acesso às drogas. Nesse ambiente, os comportamentos ilegais são perdoados e a vigilância de adultos está longe.

No Brasil, as drogas são acessíveis e podem ser oferecidas nas ruas e até dentro das escolas. A realidade é assustadora, por esse motivo, o apoio da família para prevenção e orientação é essencial!

Como identificar o uso de drogas na adolescência?

É possível identificar algumas mudanças de hábitos nos jovens devido ao consumo de entorpecentes. Procure observar a rotina e ficar atento a alguns detalhes.

Nesse momento, é fundamental haver um diálogo e encarar o fato como uma doença a ser tratada. Por isso, separamos alguns sinais mais comuns que as pessoas apresentam ao utilizar drogas. Acompanhe!

  • mudança radical de interesse;
  • queda no rendimento escolar ou profissional;
  • atitudes agressivas;
  • mudança de ciclos de amizade;
  • sensação de perseguição:
  • paranoia;
  • pedir mais dinheiro que o normal;
  • mudança de hábito alimentar;
  • dormir muito ou pouco;
  • pupilas dilatadas;
  • mudança de aspecto e perda peso;
  • afastamento de familiares e amigos.

Como buscar tratamento para dependência química?

Dificilmente, um dependente químico consegue se livrar do vício sozinho ou só com o apoio de familiares. Muitas vezes, é necessário buscar por tratamentos específicos, que podem, em algumas situações, envolver internações.

A dependência química é incurável, mas é possível pausar o consumo e permitir que o paciente retome uma vida social saudável. Por se tratar de um problema de saúde, é primordial ficar atento à qualidade das instituições de recuperação. Busque sempre referências e pesquise sobre os tratamentos.

Essas são algumas informações úteis que servem como base para identificar e tratar o uso das drogas na adolescência. Lembre-se de que o problema pode ter uma solução e é possível salvar a vida daquelas pessoas que amamos.

Gostou do post? Tem algum problema na família ou conhece alguém que precise de mais orientações? Saiba também como ajudar um dependente químico. Até a próxima!

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!

Pra conversar com um especialista clique aqui! 

As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso FacebookTwitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.