Qual é a relação entre depressão e o uso de drogas?

Existe uma estreita relação entre a depressão e uso de drogas, sendo que o vício leva ao quadro depressivo, ao mesmo tempo em que a depressão leva ao abuso de substâncias. Forma-se, assim, um ciclo perigoso em que quadro de vício e depressão se agravam mutuamente.
Como resultado, o sofrimento do paciente e da família se multiplica e o tratamento torna-se mais difícil, pois exige muitas vezes a administração de medicação e outras formas de terapia, como a internação, por exemplo.
Se você está enfrentando uma situação semelhante com um membro da sua família, saiba que este artigo foi feito para ajudar a encontrar a melhor solução possível para o seu caso. Listamos as principais características da relação entre o quadro depressivo e o abuso de substâncias. Acompanhe!
1. Como o uso de drogas pode levar a depressão
O abuso de substâncias químicas leva à depressão do sistema nervoso central e pode agravar quadros depressivos, inclusive aqueles de origem genética. Indivíduos que já possuem uma propensão à doença podem desencadear o desenvolvimento de um quadro depressivo e até suicídio quando sujeitos ao consumo de drogas sintéticas como, crack, Ecstasy, álcool, maconha, cocaína, LSD etc.
2. Como a depressão pode levar ao uso de drogas
O uso de drogas, na maioria das vezes, ocorre na vida de um indivíduo que acumula problemas não resolvidos dentro de si. São feridas emocionais que a pessoa não pode superar sozinha, como a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento, demissão do emprego, falência etc.
O adicto recorre à substâncias capazes de alterar a realidade que, por alguma razão, se tornou insuportável. A incapacidade de lidar com um trauma é, muitas vezes, a origem do vício. Por essa razão, com frequência, o tratamento de desintoxicação precisa estar aliado ao tratamento de combate à depressão.
3. Como é a dinâmica entre depressão e uso de drogas
Vimos que a depressão leva ao abuso de substâncias e o uso dessas substâncias agrava o quadro depressivo, de modo que o casamento entre ambos é avassalador. Isso exige que o tratamento de desintoxicação seja paralelo ao processo de terapia e, em casos mais graves, administração de medicação antidepressiva.
O uso de drogas pode ser considerado uma forma de autodestruição do indivíduo, ou seja, uma espécie de suicídio lento intimamente ligado à depressão. O agravamento da depressão, por sua vez, leva ao aumento do consumo de drogas, o que torna o paciente mais depressivo e assim sucessivamente — como uma bola de neve que toma mais força a cada segundo.
É preciso estar atento aos sinais que o adicto demonstra e procurar mostrar ao mesmo a necessidade de iniciar um tratamento para tratar tanto a doença quanto o vício em substâncias. Quanto antes for iniciado o processo, maiores são as chances de cura.
A combinação entre depressão e uso de drogas consiste em sério risco de vida para o paciente, não apenas a curto prazo, mas também com relação às consequências futuras dessa dobradinha.
Diga-nos o que achou do nosso artigo. Escreva um comentário dividindo conosco suas dúvidas e experiências sobre o tema em questão. Até a próxima!
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Viver sem Drogas para conversarmos mais!
Pra conversar com um especialista clique aqui!
As informações do post foram úteis? Se você tem algum caso de dependência química na família ou desconfia disso, temos uma infinidade de materiais para auxiliá-lo. Para isso, siga nosso Facebook, Twitter, e LinkedIn e tenha acesso a outros conteúdos que possam ajudar.